terça-feira, 5 de junho de 2012

Diminuir o Sal nas Refeições

Este é um tema que nos merece reflexão.  Aqui encontrará a fonte.


"O sal de cozinha tem por base o sal químico de nome cloreto de sódio (NaCl), que é formado por 60% de Cloro (Cl) e 40% de Sódio (Na), embora também tenha pequenos percentuais de iodeto de potássio, ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio.
A importância do Sódio na nossa alimentação está associada às funções vitais no organismo humano, como a regulação do volume plasmático, a condução dos impulsos nervosos e à contração muscular. Como qualquer outro alimento, ele precisa ser ingerido na quantidade adequada para produzir benefícios e afastar os riscos ligados ao seu consumo excessivo ou insuficiente.
A fonte primária de Sódio é o sal de cozinha. Através dos tempos, temos vindo a aumentar o consumo do sal devido aos alimentos industrializados e também pelo aumento desnecessário do tamanho das porções.
Alguns povos, como os índios yanomami, que não colocam sal na comida, não têm pressão alta. O consumo atual chega a atingir entre 10 a 15 gramas por dia, estando interligado à hipertensão, cardiopatias, entre outras doenças.  A OMS recomenda como consumo máximo 1 colher de chá de sal equivalente a 6 gramas por dia ou 2,4 gramas como Sódio.



2 comentários: