quinta-feira, 17 de maio de 2012

A história da gastronomia


"A gastronomia é o ramo que aborda a culinária, bebidas, materiais usados na alimentação e principalmente todos os aspectos culturais a ela associados. Nasceu a partir do prazer que a comida nos proporciona junto com a arte de aproveitar todos os benefícios dos alimentos, esteve presente na origem de grandes transformações sociais e políticas e hoje é considerada uma cultura bastante antiga.


Foi quando na história antiga o Egito e a Mesopotâmia deram inicio a exploração de novos lugares e os homens tiveram conhecimento de novos sabores e assim a necessidade de novos alimentos em sua dieta. Estudos dizem que assim surgiu o comercio, e afirmam que os comerciantes tiveram papel relevante, pois, não só levavam o que faltava como apresentavam novos alimentos a culturas diferentes.
A gastronomia foi também uma arte motivadora de gênios como Leonardo da Vinci em suas criações, registros afirmam que o primeiro tratado sobre gastronomia foi escrito por Jean Anthelme Brillat-Savarin, um gastrônomo francês que, em 1825, publicou a “Fisiologia do Paladar”. E assim surgia uma grande troca de sabores e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.
No Brasil as influencias vieram dos europeus, indígenas e africanos. E com o tempo foram sendo adaptadas até os dias de hoje. Podemos considerar que hábitos e costumes alimentares possuem influencia cultural, climática, regional e etc. Variando de país para país e de região para região dentro de um mesmo país.
Este ramo cresce a cada dia sendo explorado pela arte, cultura por empresas e principalmente pelo prazer que temos em apreciar e degustar um belo prato."

Fonte: http://restauranteemsp.com.br/blog/a-historia-da-gastronomia/#more-925

Sem comentários:

Enviar um comentário